Dia da Consciência Negra – Quem foi Zumbi dos Palmares

Estátua de Zumbi dos Palmares, em Salvador, Bahia.

No dia 20 de Novembro comemoramos o dia da consciência negra, essa data faz referência a morte de Zumbi dos Palmares, que foi uma importante figura guerreira na história brasileira, sendo reconhecido como um dos pioneiros na resistência contra a escravidão. Foi o último dos líderes do Quilombo dos Palmares – quilombo que tinha a função de ser um local de refúgio (acampamento) dos africanos e afrodescendentes escravizados em todo o território americano. O Quilombo dos Palmares é localizado no atual estado de Alagoas, durante o período colonial.

Quem foi Zumbi dos Palmares

Zumbi defendia os negros, não admitia a dominação dos brancos sobre os negros e, portanto, tornou-se o maior símbolo pela liberdade dos negros da história brasileira.
Liderou bravamente por quinze anos, por[em 6 de fevereiro de 1694 a capital de Palmares foi destruída e Zumbi ferido.

Em 1695, com 40 anos, Zumbi foi assassinado pelo capitão Furtado de Mendonça, a mando de Domingos Jorge Velho. Foi decapitado e sua cabeça levada para Recife onde ficou exposta em praça pública.Zumbi sem dúvida foi um líder de destaque, foi um lutador pelos direitos do povo, herói que lutou pela liberdade e como um símbolo de liberdade, sem dúvida merece sua lembrança no dia 20 de Novembro.

Feriado Nacional

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou como  feriado nacional o Dia da Consciência Negra, no Projeto de Lei 296/15, do deputado Valmir Assunção (PT-BA).

Fonte: Wikipedia